Quem Somos?

Como acreditamos que a chama de uma única vela seja capaz de iluminar a escuridão, é fácil definir quem somos …
Somos um grupo apaixonado pelo que fazemos. Com décadas de experiência, acreditamos que a educação é a nossa melhor ferramenta para alavancar a ciência, sensibilizar pessoas e governos, proteger a natureza e garantir qualidade de vida para todos…
Com essa visão podemos dizer que o Instituto Pau Brasil de História Natural, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que existe desde 1999, trabalhando em prol da divulgação da ciência e museologia, teve sua sede inicial na cidade de Arujá, com a Escola de Ecologia, depois mudou-se para Ubatuba e criou o Museu Viva Ciência, sempre sob a presidência do Prof. Dr. Paulo Auricchio, que atuou fortemente sob esses princípios.
A partir de 2012 uma nova equipe assumiu a administração do IPBHN e desde então vem organizando, ordenando e criando as instalações da sede atual na cidade de Guararema…
Como acreditamos que a Educação Ambiental e a Ciência são ferramentas de transformação nas mais diferentes frentes trabalhamos com cursos, palestras, maratonas, simpósios, oficinas, reuniões científicas, pesquisas, iniciações científicas, estágios voluntários e projetos socioambientais. Também trabalhamos com a Formação Continuada de Docentes e com projetos de Recuperação de Áreas Degradadas, Arborização Urbana e com Programas de Educação Ambiental Itinerante. Esses cursos de formação, projetos e programas podem ser adaptados e levados para qualquer município ou instituição.
O IPBHN é liderado por uma equipe de profissionais extremamente competentes, altamente engajados que ministram cursos, palestras, oficinas e que estão preparados para recepcionar nossos visitantes.
Cremos que cada indivíduo deverá ser capaz de trilhar seu próprio caminho e que nosso papel é simplesmente nortear suas rotas, mostrar opções e estimular a busca pelo conhecimento.
Nossas instalações
O espaço da atual sede do IPBHN, na cidade de Guararema, em São Paulo, possui uma área de quatro mil metros quadrados que está sendo preparada para receber grupos de crianças, jovens e adultos interessados em aprender e a se conectar com a natureza.
Diferentes espaços já oferecem possibilidades de desenvolvimento de atividades interdisciplinares que estimulam a curiosidade e a apreensão de conhecimento.
Temos como infraestrutura um auditório climatizado e com som ambiente para 60 pessoas e uma sala de aula para 20 pessoas; dois espaços flexíveis para oficinas; o Cantinho do Professor; o museu “Túnel do Tempo”, 32 acomodações para pernoite; sistema de captação de água de chuva; composteira; cerca de 2500 publicações em nossa biblioteca, além de um significativo acervo de rochas, minerais, ovos, conchas e sementes que constituirão os expositores do Museu de História Natural, além de uma piscina e área de churrasqueira para outros eventos.
Temos o jardim vertical com pneus, o jardim de sombras e o jardim dos sentidos. O jardim dos sentidos possui cerca de 200 espécies de plantas para serem tocadas observadas e sentidas.
Em nossos viveiros de aves ornamentais temos pavões, codornas, galinhas, patos, faisões, perus e um casal de emus: Ti e Rex que são nossa grande atração!
Plantas e animais estão sendo identificados com placas gameficadas se diferenciando das tradicionais formas de identificação de animais em parques e zoológicos para criar um ambiente divertido e gerando aprendizado.
Estamos construindo os viveiros dos Embaixadores da Fauna, o que será, em breve, uma grande surpresa.
Também estamos construindo os espaços Calçada da Fauna, Patinhas e Jardim Evolutivo. A Mini Fazendinha será montada não só com pequenos animais, mas também com plantas como café, cana de açúcar, soja e milho para que seja possível desenvolver atividades interdisciplinares envolvendo a História do Brasil através de seus ciclos econômicos, enfatizando as ligações e o respeito à multiculturalidade e multietnicidade brasileira.
Além disso, estamos preparando a instalação de placas de captação de energia solar e diversos equipamentos de Educação Ambiental como telhado verde, outro jardim vertical; estufa de plantas; orquidário; terrário; aquários marinho e doce, espaço físico da biblioteca/sala de leitura e experimentoteca. Um playground com uma casa na árvore se conectará com outro aviário arborizado e a uma mini trilha educativa.
Em breve será possível o agendamento de visitas.
Este será um empreendimento que certamente fará a diferença! Faça contato conosco!

Diretoria Executiva

Biênio 2019-2020
OSWALDO CASTANHEIRA

TESOUREIRO

FABRICIO PAULINELLI

SECRETÁRIO

SOLANGE CASTANHEIRA

VICE-PRESIDENTE

PABLO CARRASCO

DIRETOR-PRESIDENTE

Colaboradores & Parceiros

Depoimentos
null
Conheça as pessoas que trazem inspiração para todos os nossos projetos, alunos, professores e parceiros que nos apoiam e ajudam em todos os momentos. Somos gratos por fazerem parte de nosso instituto.

Quer ser nosso parceiro, realizar doações ou nos apoiar?